Curso Bíblico para o Ministério da Visitação


A Comunidade de Tapiratiba acolhe e se prepara para o Ministério da Visitação e durante quatro noites aprofunda o significado da visita na Bíblia a exemplo de Jesus e dos Apóstolos que andavam de cidade em cidade, aldeia em aldeia, de casa em casa, como mensageiros da Paz e do Reino. O Curso está sendo ministrado pelas Missionárias da Consolata: Irmã Melânia e Irmã Rosa Clara. Na formação dada estão sendo aprofundadas algumas simbologias:

 

1ª Noite – Dia 24 de Setembro – Terça-feira

Simbologia dos PÉS

“Benditos os pés que evangelizam” (Is 52,7)

Lavar os pés, segundo o exemplo de Jesus (Jo 13,1-17) é entrar na dinâmica do serviço, portanto na dinâmica da alegria. Nossos pés são nossos servos. Nós somos discípulos de Jesus e servidores dos irmãos e irmãs.

Simbologia da PORTA

“Eu sou a Porta das ovelhas...” (Jo10,7)

É um convite a entrar no Templo de Deus que somos nós (1Cor 3,16), para encontrar-nos com a fonte do Amor e um convite a escancarar a porta do coração para partir e viver a missão.

 

2ª Noite – Dia 25 de Setembro – Quarta-feira

 Simbologia do CAMINHO

“Estou a serviço de Deus segundo o Caminho...”(At 29,21)

Ao encarnar-se Jesus se faz “Caminho” (Jo 14,6) e os primeiros cristãos se identificam como “Povo do Caminho”. Não é sem razão que o Papa Francisco nos convida a sermos “rueiros da fé”, caminhando uns em direção dos outros, seguindo, anunciando e testemunhando Jesus!

 Simbologia da CASA

“Hoje a salvação entrou nesta casa...” (Lc 19,9)

A casa é lugar privilegiado de visitação e encontro. O lugar das relações afetivas que humanizam. Foi a meta da peregrinação de Jesus ( Mt 8, 14-15; Jo 2, 1-11; Lc 10, 38-42) e espaço privilegiado doa Apóstolos (At 9, 32-35;16,13-15). É lugar de Vida para os Missionários hoje!

 

3ª Noite – Dia 26 de Setembro – Quinta-feira

 “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8).

O horizonte da Missão é sem confins... porque a Missão é a razão de ser da Igreja. É por isso que, partindo dos horizontes da Igreja que está em Tapiratiba (reflexão de Ir. Rosa Clara), Ir. Melania levou o grupo Missionário à Igreja que está na Etiópia, testemunhando a ação de Deus no meio daquele povo, também através dos Missionários e Missionárias.

Por fim o grupo aprendeu a cantar e dançar em oromoo, que uma das línguas da Etiópia.

 

4ª Noite - Dia 27 de Setembro - Sexta-feira

"A multidão dos que haviam acreditado era um só coração e uma só alma" (At 4,32).

Igreja: Comunidade de comunidades, foi o tema do dia. Cada comunidade da Paróquia é chamada a ser uma comunidade tão humana que se torna quase divina e tão missionária que não tenha nenhuma fronteira. O encontro terminou com uma oração de bênção aos quatros pontos cardeais de Tapiratiba e do mundo.

 

Veja o vídeo da dança e canto em oromoo